Circuitos de Corrente Alternada
   Carlos A. Castro Jr e Márcia R. Tanaka
   ISBN: 85-268-0328-X
   Editora da UNICAMP, 1992.


   Posição na Biblioteca da UNICAMP
Este livro é o resultado da experiência dos autores no ensino de disciplinas de circuitos de corrente alternada em nível de graduação, tanto do curso de engenharia elétrica, como também de outros cursos em que o conhecimento de noções básicas de circuitos de corrente alternada é necessário, como engenharia mecânica, engenharia química, física etc.
      São apresentados os tópicos fundamentais da teoria de circuitos de corrente alternada, complementada com exemplos aplicativos e exercícios ao final de cada
capítulo. Pretende-se fornecer ao estudante uma fonte de referência básica do assunto, reunindo em um único volume os tópicos normalmente encontrados em vários livros.
Seu conteúdo pode ser apresentado em um curso de sessenta horas (curso semestral de quatro horas semanais). Supõe-se que o estudante tenha conhecimentos básicos das leis de circuitos e das características dos circuitos de corrente contínua. A ordenação dos capítulos é aquela que os autores acreditam ser a mais adequada para apresentação. Os quatro primeiros capítulos fornecem a teoria básica de circuitos de corrente alternada e o quinto capítulo apresenta uma aplicação mais avançada de todos os conceitos estudados.
Supõe-se que o leitor tenha conhecimentos de análise de circuitos de corrente contínua, leis de circuitos e os elementos que os constituem (fontes, resistores, capacitores e indutores).
No capítulo 1 é feita uma apresentação da estrutura geral dos sistemas de energia elétrica, enfatizando os principais problemas enfrentados pelo engenheiro eletricista para tornar a operação do sistema confiável, econômica e de qualidade. É mostrada a necessidade de se conhecer os conceitos básicos de análise de circuitos de corrente alternada para sua aplicação nas empresas concessionárias de energia elétrica e nas instalações industriais e residenciais em geral.
O capítulo 2 contém os conceitos básicos que permitem a análise de circuitos manofásicos de corrente alternada. São mostradas as formas de onda de tensões e correntes, com ênfase para as alternadas, e a maneira pela qual se relacionam nos diversos tipos de circuitos. O cenceito de fasor e os diagramas fasoriais são também apresentados.
O capítulo 3 é dedicado à definição e aplicação do conceito de potência em circuitos monofásicos de corrente alternada. É definido, em particular, o cenceito de fator de potência e são mostradas as técnicas de sua correção, que são muito utilizadas em aplicações industriais.
O capítulo 4  trata dos sistemas trifásicos, que são os sistemas polifásicos mais utilizados na prática. São mostradas as conexões trifásicas mais comuns e analisados os circuitos equilibrados. É mostrada também a medição de potência trifásica.
Finalmente, no Capítulo 5 é introduzida de maneira simplificada a representação de sistemas de energia elétrica. É mostrado o princípio de funcionamento do transformador, as relações entre tensões e correntes e sua representação por circuito equivalente. São apresentados os diagramas unifilares e o sistema por unidade.
Os autores gostariam de expressar seus agradecimentos aos professores Carlos Alberto Favarin Murari, Carlos Rodrigues de Souza, Francisca Aparecida Camargo Pires e Yaro Burian., pelas discussões construtivas e à desenhista Maria Lúcia Costa Cardoso, pelo excelente trabalho executado. As possíveis falhas são de inteira responsabilidade dos autores.
Cabe um agradecimento especial à editora da Unicamp pela oportunidade de publicação deste livro conteúdo esperamos ser de grande auxílio aos estudantes e demais interessados neste assunto.